A wired, respeitada publicacao gringa sobre tecnologia, divulgou esta semana um artigo com Ruth Kedar, o artista grafico responsavel pela criacao do logo do Google. Nele, Kedar detalha o processo criativo que levou a versao final do icone numero um da internet, tao famoso quanto a ondinha da Nike, as tiras azul da IBM e a fonte da Coca-Cola.
“Eu nao tinha ideia de que o sucesso do Google alcancaria tal magnitude”, talvez um lamento por nao ter cobrado valores a altura do sucesso de seu trabalho
Confira abaixo as versoes ate o logo que conhecemos hoje.
Logo 1.
Na primeira versao, Kedar procurou manter a maior parte do texto intocado, adicionando um ar informal com cores e dimensoes nas letras O, simulando movimento infinito.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiI9q-2a2JDDsm9a3l6UoDrHk_1uK5aL8A5b3RL0iIyWI36OO6huIC9Ha-LDBigFrqRXqFZ3JYZ937mfubA9ZOucF_bxHq0gjuU2LWk8QkMSDvdYoUcubHcfmViDhls5Olu1HYyvoxf_uif/s280/1_logo_predesign.jpg)
Logo 2.
Ao inves de trabalhar com os dois O, Kedar optou por modificar somente uma das letras, tornando-a multidimensional. Esta versao acabou servindo de base para os multiplos ‘O’ que aparecem sob o resultado das buscas. A cruz serviria para demonstrar alvo e precisao nos resultados.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiVUMXSxKehIUNVaMH-wJyGfX9r98fkIiINNKh-glrQZCQqI4U5eXySVFvxaM7HOukZlA2HQgL4JsoRvFkxQE9L_Z2txDIuQh3O2UgQX2PGLgbv6u20nAh3p1CQxuaEApGCBQQAIU-d13HJ/s280/2_logo_predesign.jpg)
Logo 3.
“Olho para isso hoje e acho que o Google foi para os jogos Olimpicos”, diz Kedas. Os aneis interlacados tinham como objetivo dar impressao de buscas de longo alcance, involvendo diferentes culturas e paises.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh5yT29KTbWDZv_quB7ncnT1zLewgjZiW1Z1k0FMcweSaP6OHt3_J-yhF-UGUSJtLZOWDDPss1p0RSHah_Uz0295cs6JCDCMVIXOsnE4FDvpBNs4Z13TF2NaJCa5VXQOPhq6P1Oz1K0IG8c/s280/3_logo_predesign.jpg)
Logo 4.
Com todas as letras em maiuscula, transmitia imagem mais corporativa e de solidez, porem as brincadeiras com os ‘O’ deixavam o logo ainda divertido. “Eles gostaram da lupa e da cruz, mas acharam o resultado poluido com os dois juntos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgGC3ylrKUUtb66VyJuMXuq7qd_MTEJaAb7MOqHUWLt5d8dIPdVJzcu9nZIk6yXrJYpNcx7T4G565D0FxxeN7x47Y7cnES5tD5BZedS9GgbnvpQxGKJxNKtFNP2odxxPZZW8l6JeNijgV81/s280/4_logo_predesign.jpg)
Logo 5.
Uma segunda versao para o anterior, desta vez sem a cruz. Adicionou um sorriso para passar alegria e positividade aos resultados da busca. A letra inicial e final tem a mesma cor, porem no meio tudo pode acontecer – uma possivel referencia aos diferentes caminhos que sua pesquisa pode obter.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhH13KRQI_R9TD4rEpfNnIfuVSNs18ZsO129-TfzwLDfrYqqkpPtI6Sl3-A7vxMvUiK4x4eJ07oCflI7Fz7Vd6ytbCbhuuSYpnEHqBrbFci9q25qPWk1i3zr_oJN3DTobGflO4_G1iaFqBV/s280/5_logo_predesign.jpg)
Logo 6.
A sombra e o relevo nas letras davam certa dimensao ao logo, fazendo flutuar em uma pagina que os fundadores ja sabiam ser limpa e branca. Nesta versao iniciou-se uma discussao para saber quantas cores seriam utilizadas e qual tipo de progressao haveria entre elas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgiSrpqEtB_fdlwefU4l7Bw-Wx2Ji-AjRJ0j2xt4ueTaaDzc8R0cG7MCPV7lrsJKL5i1SyMVNdE9lKadBDvf4q_xNi0bseQYIOvHpFbOlOoU-3H_qpeKvEb1Oocy-DxDKbC4Gzro4I-tO1A/s280/6_logo_predesign.jpg)
Logo 7.
“Aqui comecamos a simplifica-lo”, diz Kedar. A ideia era apresentar um logo divertido, porem livre de elementos que acabariam por limita-los. Brincando com as cores e angulo das letras, o objetivo era transmitir o ar informal de uma corporacao que nao queria ser vista como ‘quadradona’.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEglo5CjCnclVn7dAS4c39IIFGSRxOlM3ByPiXxOd5M07tcYiAPY2yEeZU9caodf-pMfLJqtuGxbqQBBnLUNFmhHipTFGruVXi1fRoLW2R_H-WlxSiaHtrllZaxtNeB6K_JDVFtdxCZu3oo0/s280/7_logo_predesign.jpg)
Versao Final
Buscaram diversas combinacoes de cores e acabaram utilizando as cores iniciais. Porem ao inves de utilizarem na ordem natural, optaram por quebra-la com utilizacao da segunda cor no ‘L’, voltando a ideia de que o Google nao segue regras.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg7mG35Vb-59xN_dDGH87CTX2iDcLmVNVM5J0-f1bbLXJjYrZ7ltfdU6ZD1y_nGwmxmWwFuFR5RfY-uaGCV60ppyQE4qe7DMUfwWZA-goPcGn-sd4U76EVjh9T5SpsNXOK6IXw0O5jdXpcU/s280/8_official_googlelogo.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário