Por Bruno Krug
Sem sombra de dúvidas, ninguém pode afirmar que “adora crises”, mas sabemos que todos nós, ao longo da nossa vida,
passamos por períodos de crises, maiores ou menores, sejam elas de origem financeira, afetiva, sexual, familiar, espiritual
ou de algum outro tipo. Mas é certo que todas elas implicam em angústia, medo, dúvidas, tristeza e outros sentimentos e
emoções que nos fazem sentir mal e causam sofrimento.
Da mesma forma que nós passamos por crises pessoais ou de carreira, as empresas também tem seus períodos de maiores
dificuldades, aqueles momentos que as coisas realmente não saem como planejamos, surgem alguns acontecimentos
imprevisíveis e algumas pessoas indesejadas, que modificam o andamento do que gostaríamos.
Mesmo não gostando disto, é um fato que precisamos aceitar: problemas, dificuldades e crises fazem parte da vida, assim
como bons momentos, alegrias e realizações também compõe parte do leque do que vivemos.
Sendo assim, precisamos ser suficientemente fortes e maduros para lidar, superar, e até mesmo, aprender com elas.
Conseguir fazer isto é um sinal de grande inteligência e experiência. O ideal é ser sábio a ponto de conseguir antecipar-se as
crises, mas nem sempre consequimos fazer isto, e nestes casos, a demonstração de inteligência é saber tornar a crise algo útil,
ou seja, fazer dela um motivo de crescimento e mudança. Para que seja útil, e que o sofrimento seja o menor possível,
precisamos olhar os fatos tal como são, e ter a capacidade de extrair deles o aprendizado necessário, junto com a coragem
de fazer as mudanças necessárias para que possamos vencer e crescer.
Em outras palavras, já que uma ou outra crise faz parte do processo normal de crescimento e evolução, vamos analisar e
entender como podemos fazer para transformar este doloroso processo em um ganho e crescimento.
Em primeiro lugar, por mais difícil que seja, precisamos admitir que crises são necessárias e importantes para a economia,
as empresas, e principalmente, para o desenvolvimento humano e profissional.
Salvo algumas crises específicas, do tipo terremoto ou tsunami, ou também de algumas guerras ou conflitos sociais, onde
as coisas acontecem sem que possamos fazer quase nada para evitar ou prevenir, normalmente as crises são uma conseqüência
de uma série de pequenos problemas que não são resolvidos, de situações mal explicadas, ou então, são o resultado de diversas
ações erradas, repetidas ao longo do tempo, e que vem a afetar não somente a pessoa em si, mas também a família, grupo social,
equipe ou a empresa como um todo.
A palavra “crise”, tem origem na palavra latina “acrisolar”, e deve ser compreendida com aquilo que serve para “depurar o jogo”,
ou seja, na prática empresarial, frente a uma situação de crise, uma empresa é forçada a uma das duas situações: ou cresce ou desaparece. Isto também vale para as outras crises, pois em todas elas nós nos deparamos com uma situação que nos força
a mudar, a melhorar e a evoluir.
Sendo assim, faça o melhor possível para crescer, aprender e mudar com as crises que passam em seu trajeto evolutivo
e em sua carreira profissional, de tal forma que as mesmas possam ter o seu valor e praticidade.
Bruno Krug – Consultor Empresarial e Palestrante Motivacional
contato@brunokrug.com.br
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