Acessos

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

“RONDON e a CARTOGRAFIA”


Lançamento do documentário

“RONDON e a CARTOGRAFIA”

um filme de Cacá de Souza

Terça, 01 de novembro às 19:30 - SESC Arsenal

A contribuição de Rondon à cartografia brasileira é inestimável. Ainda hoje rende frutos preciosos para a consolidação das fronteiras no país: tramita no Supremo Tribunal Federal uma contenda entre os estados de Mato Grosso e o Pará em torno de suas divisas. Entre as provas apresentadas para resolver a questão estão os marcos e referências limítrofes fixados por Cândido Rondon, em sua missão entre os anos de 1917 e 1922.

O FILME

O média metragem de Cacá de Souza apresenta um rico material fotográfico, cinematográfico e cartográfico realizado pelo próprio Rondon e seus auxiliares. Nas longas missões pelo interior do país que estenderam por mais de 5 décadas foram reunidas informações e referências geográficas e antropológicas relevantes e precisas para o desbravamento do interior do país. Seus resultados deram ao marechal mato-grossense Cândido Rondon reconhecimento internacional.

AS FONTES

Os fotogramas e mapas apresentados no vídeo foram recolhidos em instituições como o Museu Histórico e Serviço Geográfico do Exercito, Arquivo Nacional, Museu do Índio, Museu Americano de História Natural e da Sociedade Geográfica Americana, durante os 14 meses de produção do documentário. Foram gravadas participações de cientistas, historiadores e pesquisadores brasileiros e americanos, realizadas em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Rio de Janeiro, no Brasil, e New York, nos EUA. O projeto, aprovado pelo Ministério da Cultura, tem o patrocínio da ELETROBRAS.

A TRILOGIA

Cacá de Souza realiza com "Rondon e a Cartografia", seu segundo trabalho da trilogia sobre Candido Mariano Rondon, brasileiro exemplar, reconhecido internacionalmente por sua contribuição às ciências. O primeiro vídeo, “ROSEEVELT – RONDON “A EXPEDIÇÃO”, de 1999, retratou a expedição cientifica realizada no Brasil entre os anos de 1913 e 1914 e sua repercussão intencional. O terceiro abordará a construção das linhas telegráficas que interligaram e integraram o Brasil, nas primeiras décadas do século XX.

O SITE

Para divulgar a vida e a obra de Rondon está no ar o site www.candidorondon.com.br
FICHA TÉCNICA:

Lançamento do vídeo
"RONDON E A CARTOGRAFIA" de Cacá de Souza
Documentário, 32”
Data: Terça-feira, 01 de novembro de 2011
Local: Sesc Arsenal - Rua 13 de Junho, Cuiabá-MT
Horário: 19 horas

CONTATO:
Cacá de Souza - (65) 3023 2896 / 9244 1786
e.caca@terra.com.br--

--

Valéria del Cueto

+55 65 8142 2747
+55 21 9767 0093
http://twitter.com/delcueto

Nenhum comentário:

Postar um comentário