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sexta-feira, 21 de maio de 2010

Historia da Moda: Calvin Klein

Sobriedade, conforto, minimalismo e qualidade.

São alguns adjetivos que definem a Calvin Klein marca que é sinônimo de construção sofisticada sem deixar de lado o casual chique.

Calvin Richard Klein nasceu no Bronx em Nova York e ainda criança já demonstrava certo talento para a moda. Aprendeu como autodidata a costurar e desenhar e conseguiu uma bolsa de estudos no FIT (Fashion Institute of Technology) uma das se não a melhor faculdade de moda dos estados unidos.


Começou por baixo, trabalhando como aprendiz em uma loja de casacos e com muito esforço conseguiu u$$10 mil de capital, do que viria a ser um grande império.
Sem muita pompa em 1968 surgia a Calvin Klein que com a união de dois gênios, Klein como designer e Schwarts como administrador conseguiu chamar atenção do mundo da moda.



O estilo minimalista da sua primeira coleção que contava com casacos capas e paletós impressionou o gerente de departamento da Bonwit Teller que lhe fez uma encomenda de u$$ 50.000.

Isso foi apenas o começo, em 1979 o estilista entrou para historia ao receber o Coty Award (que recebeu novamente em 1974 e 1975). E como toda grande marca foi diversificando suas coleções, foram criadas roupas femininas, roupas esportivas e com um diferencial.

As linhas clássicas e suaves deram as caras até nas coleções esporte, com suéteres de gola rolê e calças mais estreitadas.
Calvin foi o primeiro estilista a conseguir colocar o jeans nas passarelas, provocando os mais conservadores.

Com mais de cem lojas espalhadas pelo mundo em vários paises como suíça, Espanha, Japão, França e até Cingapura Calvin vendeu a marca para um grupo norte-americano Philips-Van Heusen (PVH) por US$ 438 milhões e ainda US$ 30 milhões em ações e participação nas vendas até 2018, entretanto continuou trabalhando como consultor de criação.


No mesmo ano contratou o brasileiro Francisco Costa para assumir a coleção masculina (Francisco que já passou por Oscar de la Renta e Gucci,em breve farei um post á parte)
Klein tem uma paixão pelo Brasil e sempre que possível passeia por Ipanema no Rio de Janeiro!

Dados corporativos

● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1968
● Fundador: Calvin Klein e Barry Schwartz
● Sede mundial: New York City, New York
● Proprietário da marca: Phillips-Van Heusen Corporation
● Capital aberto: Não
● Presidente: Tom Murry
● CFO: John Van Glahn
● Estilista: Francisco Costa e Ítalo Zucchelli
● Faturamento: US$ 5 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: + 120
● Presença global: + 120 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 1.300
● Segmento: Roupas e acessórios
● Principais produtos: Roupas e acessórios, perfumes, jeans.
● Ícones: Os perfumes e os jeans
● Website: www.calvinklein.com

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