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domingo, 30 de maio de 2010

Processo criativo do logo do Google

Processo criativo do logo do Google

A wired, respeitada publicacao gringa sobre tecnologia, divulgou esta semana um artigo com Ruth Kedar, o artista grafico responsavel pela criacao do logo do Google. Nele, Kedar detalha o processo criativo que levou a versao final do icone numero um da internet, tao famoso quanto a ondinha da Nike, as tiras azul da IBM e a fonte da Coca-Cola.

“Eu nao tinha ideia de que o sucesso do Google alcancaria tal magnitude”, talvez um lamento por nao ter cobrado valores a altura do sucesso de seu trabalho

Confira abaixo as versoes ate o logo que conhecemos hoje.

Logo 1.

Na primeira versao, Kedar procurou manter a maior parte do texto intocado, adicionando um ar informal com cores e dimensoes nas letras O, simulando movimento infinito.


Logo 2.

Ao inves de trabalhar com os dois O, Kedar optou por modificar somente uma das letras, tornando-a multidimensional. Esta versao acabou servindo de base para os multiplos ‘O’ que aparecem sob o resultado das buscas. A cruz serviria para demonstrar alvo e precisao nos resultados.




Logo 3.

“Olho para isso hoje e acho que o Google foi para os jogos Olimpicos”, diz Kedas. Os aneis interlacados tinham como objetivo dar impressao de buscas de longo alcance, involvendo diferentes culturas e paises.



Logo 4.

Com todas as letras em maiuscula, transmitia imagem mais corporativa e de solidez, porem as brincadeiras com os ‘O’ deixavam o logo ainda divertido. “Eles gostaram da lupa e da cruz, mas acharam o resultado poluido com os dois juntos.



Logo 5.

Uma segunda versao para o anterior, desta vez sem a cruz. Adicionou um sorriso para passar alegria e positividade aos resultados da busca. A letra inicial e final tem a mesma cor, porem no meio tudo pode acontecer – uma possivel referencia aos diferentes caminhos que sua pesquisa pode obter.



Logo 6.

A sombra e o relevo nas letras davam certa dimensao ao logo, fazendo flutuar em uma pagina que os fundadores ja sabiam ser limpa e branca. Nesta versao iniciou-se uma discussao para saber quantas cores seriam utilizadas e qual tipo de progressao haveria entre elas.



Logo 7.

“Aqui comecamos a simplifica-lo”, diz Kedar. A ideia era apresentar um logo divertido, porem livre de elementos que acabariam por limita-los. Brincando com as cores e angulo das letras, o objetivo era transmitir o ar informal de uma corporacao que nao queria ser vista como ‘quadradona’.



Versao Final

Buscaram diversas combinacoes de cores e acabaram utilizando as cores iniciais. Porem ao inves de utilizarem na ordem natural, optaram por quebra-la com utilizacao da segunda cor no ‘L’, voltando a ideia de que o Google nao segue regras.

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