Acessos

sábado, 2 de abril de 2011

A ELEGANCIA DO COMPORTAMENTO



É um dom que vai muito além do uso correto de talheres ou saber qual a roupa adequada para cada ocasião, e abrange bem mais do que dizer um simples obrigado diante de uma gentileza.

É a elegância que nos acompanha da primeira hora da manhã até a hora de dormir e que se manifesta nas situações mais procaisas, quando não há festa alguma nem fotógrafos por perto. É uma elegância desobrigada, sem medo de ser o que verdadeiramente é.

É possível detectá-las nas pessoas que elogiam mais do que criticam. Nas pessoas que escutam mais do que falam. E quando falam, passam longe da fofoca e das maldades ampliadas no boca a boca.

É possível detectá-las nas pessoas que não usam um tom superior de voz. Nas pessoas que evitam assuntos constrangedores porque não sentem prazer em humilhar os outros.
Elegante é quem cumpre o que promete. Elegante é quem, ao receber uma ligação, não recomenda à secretária que pergunte antes quem está falando para depois mandar dizer se está ou não.

É elegante não ser espaçoso demais. Não invadir o espaço do outro seja com tom de voz, com excesso de movimentos ou com imposição de opiniões.

É elegante retribuir carinho e solidariedade. É elegante preocupar-se com o bem-estar do outro. É elegante sorrir. É elegante respeitar os valores. É elegante ser ético. Ser pontual. Ter disciplina. Respeitar o outro. Ser sincero.

Elegante é procurar ter uma visão generosa do mundo, e estar nele de uma forma não arrogante. É tentar capturar esta delicadeza natural através da observação de pessoas que admiramos, e transformá-la em disposição para viver.

Na matemática da elegância, menos é mais: menos jóias, menos brilho, menos barulho, menos agitação, menos falar, menos violência, menos preconceito, menos ódio, menos tristeza; mais cordialidade, mais gentileza, mais ouvir, mais servir, mais alegria, mais comprometimento, mais amor. Assim como Dividir é somar. É compartilhar. Não é tratar bem algumas pessoas em circunstâncias especiais, mas sim tratar todas as pessoas de forma gentil em qualquer circunstância.

Há frases que estão constantemente na boca elegante: "por favor", "muito obrigado", "sinto muito", "dá licença". Há um só sentimento no coração elegante: o amor. O amor cura as mágoas, seca cicatrizes, transpõe barreiras, impõe tolerâncias e paciência. Se me permitem I Coríntios 13.


No mundo carente de amor, cada vez mais violento, individualista, repleto de concorrências, vaidades e crises geradas pela ânsia do poder e status só as pessoas verdadeiramente elegantes farão a diferença.

Que tal começar hoje a ser mais elegante?

Organizado por Jussara Ribeiro. Adaptado por Cristiane Nicolak.

Nenhum comentário:

Postar um comentário