Acessos

sexta-feira, 11 de março de 2011

Valéria del Cueto




Texto e foto de Valéria del Cueto

Há exatos dois anos nesta época, um pouco antes do carnaval, planejava viagem para o a folia tardia de Uruguaiana, Rio Grande do Sul. Feita a convite do meu amigo e parceiro de outras eras, Fred Marcovici, o passeio tinha por objetivo produzirmos a edição especial do jornal impresso Tribuna de Uruguaiana sobre o carnaval fora de época da cidade.
Para mim, além da tarefa profissional, havia muitos outros motivos para aproveitar o convite. Rever a cidade, minha família e os amigos que fiz nas férias de minha adolescência e no início da década de 80, quando morei e trabalhei em Uruguaiana.
Uma autêntica viagem no túnel do tempo com direito a uma esticada não prevista na casa dos meus tios e a companhia sempre deliciosa dos meus primos. Churrascos, passeios, estância, Libres e tantos outros lugares que sempre povoaram minhas recordações e lembranças dos pampas gaúchos, guardadas no arquivo da memória junto com as aventuras que viveria em Mato Grosso, uma década depois.
E foi numa noite caliente do verão pré carnaval de verdade que, papeando com o Fred, reclamei do fato de ter que esperar a chegada do correio para saber o que acontecia no semanal onde escrevo desde o primeiro número. O Fred argumentou que era assim mesmo e eu, tonta, na repica joguei a bomba:
“Fred vamos fazer um blog do Tribuna de Uruguaiana., do factual. Eu cuido do formato e você do conteúdo local...” Que idéia! Mal sabíamos o que nos aguardava. Assim, no dia 16 de fevereiro de 2009 as 22:31 enviamos a primeira postagem para “inaugurar” o blog. Ela, hoje um marco histórico das nossas intenções, dizia: “Aqui nasce o Tribuna.”
A versão on line do Tribuna passou a fazer parte das nossas vidas, diariamente. E, de grão em grão, tenteando, errando e acertando, chegamos ao milionésimo acesso.
Cientes da responsabilidade que nossa criação – quase um filho que precisa ser alimentado, cuidado e educado – nos trás, tentando capturar e divulgar os anseios, desejos e sonhos dos nossos e-leitores. Felizes em saber que não estamos sós. Contamos com uma legião de tribuneiros que nos abastecem de notícias, informações e, por que não, criticas que costumamos analisar e –se possível – assimilar.
Com a ajuda dos nossos colaboradores do jornal impresso e seus blogs pessoais procuramos criar uma plataforma de informações utilizando o que fomos aprendendo ser a via mais rápida para alcançar o nosso público. Daí, partimos para as redes sociais: Facebook, Twitter, Orkut... Estamos em todas, para todos. A prova de que é possível unir a comunidade, incluindo aí os filhos distantes de Uruguaiana, é a variedade de locais de onde se originam nossos acessos.
O “bloguim”, como carinhosamente chamo nossa criação coletiva, ampliou seus espaços e hoje usa também um podcast para ampliar seus serviços com a possibilidade de produção de material em áudio. Outra surpresa: nesta época, quando publicamos os sambas de enredo das escolas de Uruguaiana no Tribunacast, atingimos o 10º lugar no ranking do podOmatic.
Faço esse relato não para exaltar os feitos do Tribuna mas, para mostrar que o que fizemos (sem querer) em Uruguaiana, pode ser feito em outros lugares. Basta que haja seriedade, dedicação e, principalmente, muito empenho.
O Tribuna, com seus 2 anos e o milhão de acessos é a comprovação de que sonhar é possível. E que é através dele, o sonho, que alcançamos o impossível.

PS: Depois dessa visita, apesar de ter estado em Uruguaiana todos os dias dos últimos dois anos, não consegui mais voltar...
* Valéria del Cueto é jornalista, cineasta e gestora de carnaval. Este artigo faz parte da série Ponta do Leme, do SEM FIM HYPERLINK "http://delcueto.multiply.com" \t "_blank"http://delcueto.multiply.com  

Nenhum comentário:

Postar um comentário